Buraco negro gigante acorda depois de 26 anos terrestres


(Fonte: Mistérios do Mundo) Após 26 anos em silêncio, um buraco negro enorme finalmente acordou, e suas explosões de alta energia puderam ser detectadas aqui na Terra. Mas não há nada a temer, este buraco negro é um velho conhecido. Desde o espertar de o seu sono estelar, a comunidade científica vem tentando detectar explosões energéticas em diferentes frequências em todo o globo.

Em 15 de junho de 2015, os astrônomos avistara uma explosão de raios-X de um local familiar. V404 Cygni, um sistema que contém um buraco negro e uma estrela em órbita, está localizado dentro da Via Láctea, a cerca de 8 mil anos-luz de distância da Terra, na Constelação de Cisne, Cygnus. A última vez que V404 Cygni enviou um doce "Olá" em forma de raios-X foram detectadas a partir de V404 Cygni, foi uma ocasião emocionante para muitos astrônomos, e também mostrou o quanto a astrofísica progrediu nos últimos 26 anos.

Detectar raios-X no céu não é uma decorrência diária. Apenas os corpos mais energéticos do universo cospem esse tipo de radiação: supernovas, estrelas de nêutrons ou buracos negros, para citar alguns candidatos.

Ocasionalmente, a estrela e o buraco negro ficam muito próximos um ao outro e a poderosa atração gravitacional do buraco negro suga partes exteriores da estrela. A matéria se acumula e forma redemoinhos em um disco ao redor do buraco negro, onde ganha energia e aquece, à medida que a temperatura sobe, a poeira estelar começa a liberar mais e mais explosões de luz energéticas.


Nenhum comentário